A fim de estimular o varejo, o turismo interno e movimentar a economia, o governo federal anunciou a realização da Semana do Brasil, importante e inédito movimento que acontecerá entre 6 a 15 de setembro e pretende incentivar o sentimento de patriotismo da população.

A intenção é criar no mês de setembro um momento especial para os consumidores, gerando um ambiente de confiança para este e os próximos meses de 2019.

“Setembro é um mês de baixo apelo promocional, mas importante por ser um termômetro de confiança que antecede o último trimestre de cada ano. Queremos criar um evento para aquecer a economia, juntamente com o resgate do patriotismo, como acontece em outros países”, afirmou Marcelo Silva, presidente do IDV.

Entre alguns dos participantes da reunião de lançamento da iniciativa estavam os conselheiros do IDV Flávio Rocha, presidente do Conselho de Administração do Grupo Guararapes; Marcos Gouvêa, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza; Roberto Fulcherberger, CEO da Via Varejo; Abel Ornelas, COO da Via Varejo, além do empresário Fernando de Castro e Marcelo Silva, presidente do instituto.

Os participantes discutiram estratégias de engajamento e fortalecimento da campanha promocional, com o objetivo de criar uma nova data significativa para o varejo, que trará muitos benefícios aos consumidores. Novas entidades de diversos setores deverão ser buscadas para aderir ao projeto. O setor hoteleiro deverá participar da Semana do Brasil, com promoções voltadas para o estímulo ao turismo interno.

Segundo Marcos Gouvêa de Souza, este momento é histórico. “Esta é a primeira vez que todos os segmentos do varejo se reúnem, motivados pela Secom, para discutir um evento promocional que beneficie o consumidor, juntamente com o resgate do patriotismo, e, desta forma, reforçando o protagonismo do setor empresarial sem pedir nada ou nenhum privilégio”, diz Gouvêa.

A ação, criada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), tem como inspiração o que ocorre no varejo norte-americano, que costuma realizar promoções em feriados nacionais históricos.

Fonte: Imprensa Mercado & Consumo