Seguem inscrições para programa “Ninho – Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora”

A diretoria da Acisb apoia os trabalhos da equipe técnica do “Ninho – Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora” intensificou a divulgação do programa em instituições religiosas e na imprensa.

O “Ninho” possibilita cuidado temporário, em casas de famílias acolhedoras, para uma criança, adolescente ou grupo de irmãos de 0 a 18 anos que no momento não podem permanecer na sua família de origem, por determinação judicial.

A inscrição pode ser feita via site oficial da Prefeitura www.santabarbara.sp.gov.br no banner “Acontece”, localizado abaixo do campo “Notícias”. As famílias interessadas serão avaliadas e devidamente capacitadas para acolher a criança ou adolescente. Caso sejam selecionadas, receberão acompanhamento da equipe técnica do “Ninho – Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora”.

Ninho

O Serviço em Santa Bárbara nasceu a partir da necessidade de se viabilizar a modalidade de acolhimento em família acolhedora de crianças e adolescentes em situação de risco, fazendo parte de uma gama de serviços vinculados à proteção. Trata-se de um Serviço de Acolhimento Provisório que compõe a Proteção Social Especial de Alta Complexidade, na modalidade Acolhimento Familiar, representando um avanço histórico na oferta de acolhimento.

Em Santa Bárbara o serviço ganhou o nome “Ninho” que, como seu próprio nome diz, significa lugar de proteção, aconchego e retorno às origens. Foi criado um logo nas cores marrom e verde com desenho de Ninho e corações. De acordo com a Psicologia das Cores, o marrom está associado à solidariedade, conforto e confiabilidade, além de se remeter a segurança e uma casa acolhedora. Já o verde é a cor do equilíbrio e harmonia – responsável por equalizar as emoções.

Para ser uma Família Acolhedora no Município é preciso atender os requisitos mínimos: ser maior de 18 (dezoito) anos; ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de diferença com o acolhido; ser morador de Santa Bárbara; ter a aceitação de todo o grupo familiar com a proposta de acolhimento; não apresentar problemas psiquiátricos, de dependência de substâncias psicoativas e não estar respondendo processo judicial; ter disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço e não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção.

Em caso de dúvidas, as famílias podem entrar em contato diretamente com a equipe do Ninho pelo telefone e WhatsApp 3454.0795 ou pelo e-mail [email protected] ou ainda na Rua Dante Tortelli, 51, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Fonte: Governo de Sta. Bárbara d´Oeste.

Assessoria de Imprensa – Acisb
Ronaldo dos Reis – MTB: 22.991
19 – 3499.1244 / 19 – 99926.4865
[email protected]