“Os dados desta pesquisa mostram que o Dia das Mães promete ser bom, pois cerca de 20% das compras serão de bens duráveis, perdendo apenas para roupas e calçados, com a ajuda do clima frio”, comenta Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
 
De acordo com a pesquisa ACSP/Ipsos – com mil entrevistados em todo o País, entre os dias 20 e 30 de abril – os presentes preferidos pelos consumidores para o Dia das Mães são:
1) Roupas e calçados 37,9% 
2) Joias, perfumes e bijuterias 18,2%
3) Eletrodomésticos 13,5%
4) Celulares 6,1%
5) CDs e livros 6%
6) Outros (lembrancinhas) 4,5%
7) Indecisos 15,2% (não sabe, não falou)
 
Entre os eletrodomésticos destacam-se as TVs, com 5,6% da preferência entre os entrevistados das classes A/B e os fogões, com 5,8% das classes D/E. 
 
Quanto à forma de pagamento (à vista ou a prazo) podemos destacar os seguintes itens:
 
Produto                        À vista                        Parcelado
Roupas/Calçados             86%                             14%
Joias/Perfumes                  87%                             13%
TV                              46%                             54%      
DVD                             96%                             4%
Celular                         61%                             39%
Geladeira                       48%                             52%
Fogão                         17%                             83%*
 
Outros/ 
Eletrodomésticos             54%                             46%
Livros                         69%                         31%
CDS                             100%                          
Viagem                         83% 17%
Tablet                         47%                             53%**
 
 
 
*Predomina as classes C/D 
** Predomina as classes A/B
 
 
 
FONTE : Associação Comercial de São Paulo (ACSP)