“Os dados desta pesquisa mostram que o Dia das Mães promete ser bom, pois cerca de 20% das compras serão de bens duráveis, perdendo apenas para roupas e calçados, com a ajuda do clima frio”, comenta Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
De acordo com a pesquisa ACSP/Ipsos – com mil entrevistados em todo o País, entre os dias 20 e 30 de abril – os presentes preferidos pelos consumidores para o Dia das Mães são:
1) Roupas e calçados 37,9%
2) Joias, perfumes e bijuterias 18,2%
3) Eletrodomésticos 13,5%
4) Celulares 6,1%
5) CDs e livros 6%
6) Outros (lembrancinhas) 4,5%
7) Indecisos 15,2% (não sabe, não falou)
Entre os eletrodomésticos destacam-se as TVs, com 5,6% da preferência entre os entrevistados das classes A/B e os fogões, com 5,8% das classes D/E.
Quanto à forma de pagamento (à vista ou a prazo) podemos destacar os seguintes itens:
Produto À vista Parcelado
Roupas/Calçados 86% 14%
Joias/Perfumes 87% 13%
TV 46% 54%
DVD 96% 4%
Celular 61% 39%
Geladeira 48% 52%
Fogão 17% 83%*
Outros/
Eletrodomésticos 54% 46%
Livros 69% 31%
CDS 100% —
Viagem 83% 17%
Tablet 47% 53%**
*Predomina as classes C/D
** Predomina as classes A/B
FONTE : Associação Comercial de São Paulo (ACSP)