A Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara informa que as Pré-Conferências da 1ª Conferência Municipal do Idoso para escolher os delegados acontecerão nesta quinta-feira (28), das 8 às 12 horas, no Salão Nobre da Secretaria de Educação, e das 14 às 17 horas, no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados). A 1ª Conferência está marcada para no dia 11 de junho. Com o tema “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as Idades”, o encontro acontece das 8 às 15 horas, no Salão Nobre da Educação. 
 
Poderão participar dos encontros representantes da sociedade civil que incluem pessoas idosas, lideranças comunitárias, conselheiros do Conselho Municipal do Idoso, movimentos e organizações não governamentais que prestam atendimento e atuam na defesa de direitos da pessoa idosa e instituições públicas e privadas de ensino superior, que atuam com a política da pessoa idosa, entre outros. Ainda participarão representantes do setor público.
 
Conferência
 
Os objetivos da 1ª Conferência é debater temas relevantes para o campo do envelhecimento; sensibilizar a sociedade brasileira para o contexto de envelhecimento da população; mobilizar a população do município, especialmente a idosa, para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade; além de fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa e avaliar a implementação e a efetivação da Política Nacional do Idoso nas esferas de governo federal, estadual e municipal. Por fim, eleger os delegados de Santa Barbara d’Oeste para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. 
 
Segundo o presidente do Conselho do Idoso, Rodrigo Batagin, durante a manhã os participantes terão abertura do evento com a mesa diretora e assistirão a palestra que será ministrada pela psicóloga, Luciana Alexandre Gumiero, e apresentação do Coral do grupo da Terceira Idade “Águia”. Os participantes (delegados, convidados e observadores) serão então encaminhados para o trabalho de discussão das propostas obtidas nos encontros pelos eixos Gestão (programas, projetos, ações e serviços); Financiamento (Fundos da Pessoa Idosa e Orçamento Público), Participação (Política e de Controle Social) e Direitos Humanos. 
 
Fonte: A de I/SBO.