Registrar a marca da sua empresa é fundamental para ampliar as chances de prosperar o seu negócio, uma vez que, a marca comunica ao mercado quem sua empresa é e quais sãos seus propósitos. Pode-se afirmar que a marca é o “RG” com a foto de sua organização.

Mas uma coisa é importante ressaltar! Marca que não é registrada não tem dono, não tem posse! Para que sua identidade seja realmente sua é preciso formalizar essa situação, ou seja, pedir o registro da marca junto ao organismo competente, que no Brasil é o INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL – INPI

Apenas no INPI uma marca é formalizada pelo seu registro. Jamais uma marca é ou pode ser registrada em uma junta comercial estadual ou mesmo em um cartório. Aliás, ao pensar assim e assim proceder, pode-se sim tornar a marca em domínio público, ou seja, sem exclusividade pelo uso por parte daquele que seria o legítimo titular.

Outro detalhe importante é que uma marca registrada tem seus efeitos apenas no país que foi solicitado o registro, assim, caso o empreendedor tenha o interesse em expandir sua marca, produtos ou serviços em outros países, é fundamental o registro da marca também nesses países.

O Protocolo de MADRI, do qual o Brasil é signatário, permite que o registro de marcas em outros países possa ser feito pelo interessado com custos e burocracias minimizadas, diretamente do Brasil.

Em suma! Proteger uma marca é proteger todo o prestígio e reputação que fora construído ao longo do tempo pela empresa ou empreendedor, e para reforçar, marca não registrada não tem dono! Proteja aquilo que te pertence, registre suas marcas!

Venha saber mais sobre esse assunto, no evento gratuito que será realizado na Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste (ACISB) no próximo dia 28 de outubro. As inscrições estão sendo feitas, até às 11h00 dia 27 de outubro de 2021, pelo telefone (19) 3499-1244. As vagas são limitadas.