O objetivo é abranger novas áreas de atuação de micro e pequenas empresas, como bares, restaurantes e telemarketing, além de beneficiar mais jovens

O Jovem Aprendiz Paulista é um programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a Secretaria de Projetos Estratégicos que possibilita empresas classificadas como ME e EPP a contratarem aprendizes de 14 a 24 anos com capacitação técnica toda custeada pelo estado.

Além disso, o empresário que adere à iniciativa conta com uma série de benefícios, como recolhimento do FGTS menor (apenas 2%), sem custos com demissões e todo suporte no trâmite de contratação.

Outro benefício é ter a possibilidade de contratar um aprendiz do próprio bairro onde seu negócio está instalado, facilitando no deslocamento e ampliando a conexão com a comunidade. Empresários e estudantes podem se inscrever no site jovemaprendiz.sp.gov.br

ESCOLA DE TRABALHO

As micro e pequenas empresas representam 66% de todos os estabelecimentos abertos no estado paulista, segundo dados da Junta Comercial.

Além disso, de acordo com o Sebrae, em 2022, a cada 10 postos de trabalho gerados no Brasil, aproximadamente 8 foram criados pelas micro e pequenas empresas, o que reforça a importância do segmento na economia.

“A micro e pequena empresa é a verdadeira escola do trabalho”, ressalta o secretário Guilherme Afif Domingos.

O programa oferece aos jovens a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho por até 24 meses, recebendo um salário-mínimo/hora e treinamento.

São quatro dias de trabalho, em jornada que pode ser de 4 a 6 horas diárias, e um dia exclusivo de capacitação online, com preparação comportamental e postura em ambiente de trabalho.

A CONTRATAÇÃO

Como requisito, o interessado precisa estar regularmente matriculado no ensino fundamental, no ensino médio ou Ensino Jovem Adulto (EJA) da rede pública.

Ao se cadastrarem no programa, os jovens aprendizes serão direcionados às vagas de emprego de acordo com a localização da empresa e o local de moradia, que devem ser próximas.

A família do aprendiz estará envolvida em todo o processo de contratação, com acompanhamento dos pais/responsáveis (no caso de menores de 18 anos) e orientação de tutores do programa.

Fonte: Diário do Comercio.

19 – 3499.1244 – [email protected]