O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher, o Serviço Social em Promoção à Cidadania ‘Imaculada Conceição’, e a Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste) promoveram na tarde desta sexta-feira, dia 8, o lançamento da ação ‘Caixa do Bem’, que busca a obtenção de apoio de empresas, através da doação de notas fiscais, em prol da Casa Abrigo ‘Recanto Vida’, local que recebe mulheres vítimas de violência doméstica no município.
 
caixa01A guarda municipal Dejamiris da Silva, vice-presidente do Conselho da Mulher, celebra a parceria e fala sobre a violência que atinge as mulheres, principalmete no âmbito doméstico. “O Conselho colocou entre suas metas conseguir um abrigo, e isos foi muito bem realizado, graças ao trabalho e a ajuda da Irmã Geni, na coordenação da Casa Recanto Vida. O que posso perceber é que as mulheres estão, sim, indo atrás de seus direitos, buscando a justiça e punir quem comete esse tipo de coisa, já não estão mais retraídas como era antes, muito em função do trabalho da Casa Abrigo, por isso a ideia da ‘Caixa do Bem’, para angariar fundos para melhor execução desse trabalho”, frisou.
 
O presidente do Serviço Social ‘Imaculada Conceição’, Zenildo Rodrigues Soares, apresenta as idéias de melhorias na Casa Abrigo com a renda obtida com o projeto. “Só temos a crescer com essa união de forças. Este trabalho muito bem feito na Casa Abrigo foi iniciado em 2012 e caminha muito bem, porém, o espaço é pequeno para tamanha necessidade. Nós temos que proporcionar às famílias que lá são atendidas qualidade e uma vida digna, com lazer para as crianças e dependências mais amplas, como uma chácara, por exemplo, já que o projeto original do abrigo prevê atendimento de três mulheres por vez, e têm aparecido muito mais”, apontou.
 
Roberto Bonamin, presidente da Acisb, comenta a participação e apoio do comércio nessa ação. “Agradeço ao Conselho e ao Serviço Social por confiar na Acisb, e nós damos o nome, providenciamos um selo nas caixinhas de coleta para referendar ainda mais esse trabalho e mostrar que a verba obtida será revertida em um trabalho para o município de Santa Bárbara d’Oeste, esse trabalho que é tão bonito e desenvolvido de forma voluntária. Tenho certeza que os consumidores e comerciantes vão fortalecer ainda mais a ação”, ressaltou.
 
O Serviço Social em Promoção à Cidadania ‘Imaculada Conceição’ é uma associação civil de direito privado, caráter filantrópico, assistencial e sem fins lucrativos, que iniciou suas ativdiades no ano de 1999, com sede instalada à Rua João Eduardo Mac Knight, 535, no Parque Zabani. O órgão, que designou Marlene Camargo como responsável pela execução do projeto ‘Caixa do Bem’, promove ações assistenciais, de acordo com a Lei Federal 12.101 de 2009.
 
A Casa Abrigo ‘Recanto Vida’ é baseada na Lei 11.340 de 2006, a Maria da Penha, e atende mulheres em situação de risco eminente de morte, através de ameaças e violência doméstica, desde novembro de 2012, juntamente com seus filhos dependentes. De acordo com dados da entidade, o local acolheu, durante todo o ano de 2015, 48 pessoas, e em 2014, 78 munícipes, sendo 24 mulheres e 44 crianças.
 
FONTE: Ricardo Camargo.