Foram assinadas, na tarde desta terça-feira (8), as convenções coletivas de trabalho do comércio lojista e varejista dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) referentes ao período de 1º de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016. O acordo não inclui, ainda, os supermercados, açougues e similares.
São dois documentos: um, firmado entre Sincomercio e o sindicato que representa os trabalhadores do comércio de Americana e Nova Odessa; o outro, entre a entidade patronal e o sindicato dos empregados no comércio de Santa Bárbara d’Oeste. A assinatura dos documentos aconteceu na sede do Sincomercio.
Reajuste
Ficou definido reajuste salarial de 9,88% – correspondente ao INPC acumulado vigente em setembro. “Em face da crise econômica nacional, que vem afetando grande parte do setor do comércio, os representantes dos trabalhadores compreenderam a situação dos empresários e conseguimos aplicar somente o índice inflacionário, sem ganho real”, explicou o presidente do Sincomercio, Vitor Fernandes.
O pagamento do reajuste retroage a 1º de setembro (data-base da categoria) e as empresas têm até a folha de pagamento de março de 2016 para quitar possíveis diferenças correspondentes aos meses de setembro, outubro e novembro. O salário de dezembro (com pagamento até o quinto dia útil de janeiro) já deve estar reajustado.
Também ficaram definidas questões como: autorização para trabalhos em feriados, pisos salariais (inclusive Repis), contribuições sindicais e assistenciais, compensações de horas entre outros. Os textos completos – assinados e digitalizados – estão disponíveis para consulta no site do Sincomercio (www.sincomercio.org) seção “Convenções”.
Outras categorias
As convenções para comércio varejista de gêneros alimentícios e carnes frescas (como supermercados e açougues) ainda estão em negociação.
Foto: Presidentes e advogados dos sindicatos assinam convenção
Fonte: Sincomercio.