Prezados Associados;

A MBRUSANTIN Consultoria financeira, vem através deste texto expressar sua visão para os próximos meses da economia brasileira, e os desafios para pequenas e média empresas sofrerão pela frente.

De acordo com conhecimento e Kown How da MBRUSANTIN para ambientes das economias internas e externas e macroeconômico e microeconômico, de acordo com as análises, traz algumas boas notícias, mas também algumas preocupações e desafios o qual as pequena e média empresa terá que passar ao longo do 1° trimestre de 2021.

As boas notícias são: A queda vertiginosa dos juros básicos (SELIC), junto com o excesso de liquides dos bancos (PUBLICOS E PRIVADOS ), e ainda um aumento de abertura das grandes empresas em ter outras fontes de financiamentos extra bancos , tais como (IPO, DEBENTURES,ETC.), faz com que as pequenas e médias empresas tenham um acesso ao crédito muito mais fácil e “BARATO”, como as empresas não tinham a muito tempo.

O dólar, apesar de estar em um patamar um pouco acima do começo do ano ,não é um agravante neste momento, pois, as empresas importadoras já estão se adaptando ao novo patamar do dólar, e as empresas exportadoras, principalmente o agronegócio estão batendo recordes de exportação.

A inflação para este ano vai estar dentro da meta e para o ano de 2021 também vai estar dentro da meta.

A ajuda de empréstimos governamentais (PRONAMP, FINIMPI, EMPRÉSTIMOS PARA CPAITAL DE GIRO, ETC..), e também a ajuda de R$ 600,00 reais para as famílias desprotegidas, ajudou a “INGETAR” por volta de 500 bilhões na economia dando um “folego” para o mercado.

Isto foi com que não tivéssemos uma grande destruição de toda cadeia produtiva, e que as pequenas e médias empresas tivessem uma sobre vida.

Mas o perigo silencioso que está acontecendo, é que as empresas não estão tendo um olhar mais criterioso para seus verdadeiros (CUSTOS, INVESTIMENTOS, FLUXO DE CAIXA E PONTO DE EQUILIBRIO), o qual as empresas já vinham tendo antes da crise, já tinham um grande problema de “PONTO DE EQUILIBRIO” das suas empresas, e que com toda esta crise e com todo este dinheiro com uma certa abundância, está encobrindo o real problema das pequenas e médias empresas.

As empresas já deviam estar realizando trabalhos de “ponto de equilíbrio “fluxo de caixa e custos em suas empresas.

Pois a margem de contribuições de seus produtos diminui substancialmente e não teremos mais a ajuda as familiais e empréstimos subsidiados para as empresas, somando a isto, as empresas começarão a pagar estes empréstimos, onde as margens de contribuição dos produtos poderão diminuir ainda mais, e com estas despesas financeiras que ocorrera em 2021, consequentemente o “ponto de equilíbrio” das empresas ainda deve-se elevar.

Somando a isto tivemos uma diferença substancial do IGPM para IPCA, onde o varejo vai ter que absorver estes custos.

É com este cenário que as pequenas e médias empresas devem trabalhar, onde o FLUXO DE CAIXA, CUSTOS E PONTO DE EQUILIBRIO, MUITO BEM APURADOS, serão um diferencial entre a sobrevivência ou default de sua empresa.

Empresários devem não olhar para o agora, e sim montar planejamento financeiro muito bem elaborado e cuidadoso para o ano DE 202, e analisar estes parâmetros com um planejamento financeiro muito bem elaborado para o ano que se segue.

Estes estudos devem ser feitos o quanto antes, sem esperar pelo pior, ou em uma data que não consiga mais reverter o problema.

Sim, poderemos ter um ano muito bom em 2021, mas devemos fazer a nossa parte, para que as empresas não sejam pegas de surpresas.

Artigo enviado por nosso parceiro Maurício Brusantin.