No Brasil, além do Dia Mundial do Consumidor (15) comemorou-se o aniversário de vigência do CDC, no dia 11. São 28 anos da legislação que garantiu direitos e deveres a consumidores e fornecedores

No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. A data marca a primeira manifestação de uma personalidade política na defesa dos consumidores, feita em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy no Congresso americano. A mensagem de Kennedy chamou a atenção de todo o mundo e movimentos em prol do consumidor começaram a surgir por todos os continentes.

Em seu discurso, Kennedy declarou que são direitos básicos do consumidor a segurança, a informação e a escolha, além de ser ouvido. Ele justificou sua mensagem dizendo que os consumidores precisavam ser protegidos porque são maioria e “maioria não se organiza”.

No Brasil, as palavras de Kennedy foram reforçadas com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, coincidentemente no mês de março. São 28 anos (comemora-se no dia 11) da vigência da lei que garantiu a consumidores e fornecedores direitos e deveres.

Os direitos e os deveres dos dois lados do balcão foram amplificados pela Internet, mídia cada vez mais usada por fornecedores, consumidores, entidades de defesa civil e a imprensa para educar e informar o papel de cada um nas relações de consumo.

No Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira (15), a Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d´Oeste (Acisb) elaborou uma lista de sugestões para evitar a compra por impulso e levar em conta a responsabilidade social no comércio.

Confira cinco dicas fundamentais para usar na hora da compra:

Planejamento

O primeiro passo do consumo consciente é o planejamento, portanto, não compre por impulso. Faça uma lista de itens que vai precisar e um orçamento de quanto deve gastar, afinal, o gasto total não pode ser maior que sua renda.

Pesquisa

Com a lista feita, é hora de iniciar a pesquisa de preços. Visite estabelecimentos, compare valores encontrados na internet (não esqueça de considerar o frete) e verifique a diferença em lojas físicas para fazer a melhor escolha para o seu bolso. Fique atento para as promoções, já que muitos estabelecimentos baixam o preço consideravelmente nesta data.

Validade e qualidade

Pensou em comprar algo? Dê uma caminhada, pesquise a qualidade dos produtos, compare, negocie e valorize seu dinheiro. Ficou em dúvida? Não compre. Comprar somente o necessário evita o desperdício e seu bolso agradece. Use seu poder do consumidor.

Conheça seus direitos

Um consumidor consciente também precisa saber de seus direitos. Leia o Código de Defesa do Consumidor, pelo menos uma vez. Nota fiscal, ermo de garantia, selo de certificação, comprovante fiscal, boa qualidade e bom atendimento são itens pelos quais você paga. Exija isso e evite futuras ‘dores de cabeça’ em caso de problemas.

Responsabilidade Social

Quando for escolher seu produto, lembre-se de que por trás das falsificações, da informalidade, dos produtos de origem desconhecida e da pirataria, pode haver crimes, trabalho escravo, desrespeito à natureza e à dignidade humana. Seja um consumidor responsável que estimula e prestigia o comércio e a indústria responsáveis.

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