O Comitê de lideranças formado por representantes de empresas, comércios e serviços de Santa Bárbara d´Oeste realizou, nesta terça-feira, nova reunião virtual.

Na oportunidade, fizeram um levantamento de todas as ações já desenvolvidas pelo grupo e definiram o encaminhamento do conteúdo à imprensa e ao poder público. Nas últimas semanas, iniciativa avançou no detalhamento do Plano de Ação. Agora, aguardam a manifestação do prefeito para discutirem os detalhes dos próximos trabalhos.

Segundo o Comitê de lideranças, continuam trabalhando para a reabertura do comércio de forma estruturada, garantindo a segurança e bem estar dos consumidores através de medidas de higiene e limpeza, seguindo as orientações dos protocolos de saúde divulgados recentemente. Enquanto as ações de retomada não são implementadas, recomenda que a população contribua com o isolamento para o município melhorar os seus índices.

“Ressaltamos que o momento requer união entre poder público e representações de classe e continuaremos nosso trabalho intenso de busca de equilíbrio entre a crise sanitária e a crise econômica”, divulgou. Desde o dia 22 de abril, o Comitê de lideranças tem se reunido constantemente. O grupo realiza pelo menos uma reunião semanal para monitorar a evolução das crises sanitária e econômica causadas pela Covid-19.

Ações

Atualização constante dos dados da saúde com controle e monitoramento da capacidade hospitalar do município. Em 5 de maio elaboração de um Manifesto que foi encaminhado ao Poder Público Municipal e Estadual com pedido de estudo mais aprofundado sobre o controle em cada cidade para que o processo de flexibilização possa acontecer com planejamento local e não tão amplo como está acontecendo atualmente.

Em 8 de maio encaminhamento ao Poder Público Municipal de um Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica, respeitados os requisitos de Saúde Pública e Controle da Epidemia, buscando equilíbrio entre economia e crise sanitária. Este plano foi elaborado com a contribuição de diversos setores e teve como base o Plano disponibilizado pela Fiesp, organizando as ações em:Sugestão de Linha do tempo do processo de flexibilização das atividades; Sugestão de horário de funcionamento das atividades; Protocolo por setor de atividade.

O Comitê faz também sugestões para a gestão da saúde; Recomendações de distanciamento social seletivo; Protocolo de distanciamento social no trabalho; Protocolo de distanciamento social no transporte; e Protocolo para a convivência no domicílio.

O Comitê

O grupo é composto por representantes das seguintes entidades: Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), NJE (Núcleo de Jovens Empreendedores, Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste, Sincomércio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Santa Bárbara d’Oeste), AECCOSB (Associação das Empresas Contábeis e Contabilistas de Santa Bárbara d´Oeste), Tivoli Shopping, Câmara Municipal e Secretaria de Desenvolvimento de Santa Bárbara d’Oeste.