O presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d´Oeste (ACISB), Roberto Bonamin e seu vice João Batista de Paula Rodrigues estiveram presentes na inauguração do PAE de Americana. A cidade ganha PAE para incentivar o empreendedorismo.

Os empresários das micro e pequenas empresas e quem deseja abrir o próprio negócio acabam de ganhar um espaço exclusivo em Americana: o Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE), inaugurado nesta sexta (12), no Espaço do Empreendedor (rua Anhanguera, 40, Centro, em frente ao Mercado Municipal). A inauguração contou com a participação do presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), Paulo Skaf, parceiros e autoridades.

Extensão do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, o PAE é uma gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal de Americana, Associação Comercial e Industrial de Americana (Acia), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp – regional Americana), Sindicato das Indústrias de Tecelagens de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré (Sinditec) e o Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana e Região (Sincomercio).

De acordo com Skaf, o PAE de Americana visa aproximar os empresários que, embora já recebessem apoio do Sebrae-SP para fomentar os negócios, passam a contar com mais um estímulo. “Neste ano, queremos dobrar o número de atendimentos em relação a 2014”, disse em seu discurso.

Dimas Zulian, presidente da Associação Comercial e Industrial de Americana, também comemorou a chegada do PAE à cidade. “É um dia histórico. Agradeço ao empenho de todos os envolvidos que ajudaram tornar esta antiga reivindicação em realidade”.

Segundo Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae-SP, é crescente o número de pessoas interessadas em ter o negócio próprio, porém, nem todas estão preparadas. “O PAE é um projeto importante para centralizar os serviços e produtos oferecidos pelo Sebrae-SP. Aqui será possível obter todas as informações técnicas e de gestão dos negócios”, falou. A mesma opinião foi compartilhada pelo prefeito de Americana, Omar Najar, que colocou a Secretaria de Planejamento à disposição para ajudar no crescimento das micro e pequenas empresas da cidade.

A inauguração coincide com um momento crucial da economia brasileira, quando os proprietários das micros e pequenas empresas buscam soluções para enfrentamento da crise ao mesmo tempo em que precisam investir nas tendências mundiais das áreas de tecnologia e inovação, visando a melhoria da gestão dos negócios.

O PAE (86º do estado de São Paulo) tem como objetivo incentivar, apoiar e desenvolver o potencial empreendedor por meio de atendimento presencial e promover capacitações em gestão empresarial. Para sua formação são necessários, no mínimo, três parceiros em cada cidade, com capacitação dos profissionais feita pelo Sebrae-SP. Em Americana, o atendimento está a cargo dos agentes Odilamar Lopes Mioto e Silvana Aparecida Lima.

A solenidade de inauguração contou também com a participação do deputado Chico Sardelli; Willians da Fonseca, vice-prefeito de Americana; Pedro do Nascimento Júnior, presidente da Câmara de Vereadores e dos diretores do Ciesp-Americana, Carlos Frederico Faé e Seymour Furlan. O ER Piracicaba foi representado pelo gerente interino José Carlos Cavalcante, o Sinditec pelo presidente Dilézio Ciamarro e o Sincomercio pelo presidente Vitor Fernandes entre outras autoridades.

Fonte: A de I/ACISB/SBO