A Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d´Oeste (ACISB), participou nesta quinta 23, do 3º Fórum Regional do Varejo realizado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o principal evento do varejo do interior de São Paulo. A ACISB esteve representada pelo presidente Roberto Bonamin e seu vice, João Batista de Paula Rodrigues.

Com o objetivo de mobilizar e fortalecer pequenas e médias empresas varejistas da região metropolitana de Campinas através da promoção de tendências e disseminação de boas práticas, a terceira edição do evento, ocorreu no Teatro Brasil Kirin, no Iguatemi Campinas com muito sucesso.

Dividido em Painéis os assuntos foram abordados com excelência pelos convidados. O painel de “Tendências para o Varejo” enfocou de que maneira empresários e gestores podem adequar suas empresas às principais tendências apresentadas na última edição da Retail´s Big Show, a maior feira de varejo do mundo organizada pela NRF (National Retail Federation), realizada em Nova York, em janeiro passado. Os participantes do painel foram Grasiela Tesser, diretora da NL Informática; Ilca Sierra, diretora de marketing do Magazine Luiza; Marcos Gouvêa de Souza, fundador da consultoria de varejo GS&MD; Maurício Morgado, da FGV; Renato Muller, editor do Grupo Padrão; e Reynaldo Saad, sócio líder de varejo e bens de consumo da Deloitte.

O segundo painel do FRV foi o de “Gestão de Pessoas”, onde houve o debate sobre as melhores práticas para atrair e reter profissionais talentosos e com capacidade avançada de desenvolvimento para o setor de varejo. Participaram deste painel Antonio Salvador, vice-presidente de Gestão de Gente e Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar; Luiz Felipe Lula, executivo de RH da Cybelar; Marcelo Veras, CEO da Atmo Educação; Márcio Fernandes, presidente da Elektro; e Simone Navarro, superintendente de RH da Porto Seguro.

Já o terceiro painel, “Tecnologia e Inovação”, tratou dos desafios para conquistar o consumidor moderno. Um cliente cada vez mais poderoso por causa da disponibilidade de informações exige uma resposta rápida e adequada das empresas. Experiências sobre esse tema foram compartilhadas pelos profissionais Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail; Caio Camargo, diretor da Virtual Gate; Dorival Dourado, CEO da Boa Vista SCPC; Luis Rasquilha, CEO da Ayr Consulting; Alejandro Padron, diretor de estratégia e serviços do time global de varejo da IBM; e Pedro Grillo, líder sênior de operações estratégicas do Google.

Fechando a tarde, o painel “Empreendedorismo” trouxe uma história inspiradora de empreendedores do setor varejista. Zulmiro José Furlan, fundador das Lojas Seller, foi o convidado e falou sobre sua trajetória profissional.

Para a presidente da ACIC e vice-presidente da Facesp RA-7 Campinas, Adriana Flosi, o FRV já se consolida como uma tradição em Campinas e região. "O Fórum foi um sucesso mais uma vez, sabemos que empreendedores e gestores, sejam associados ou não, além de profissionais ligados direta e indiretamente ao varejo, esperam pelo Fórum para se atualizarem. Os profissionais que trouxeram suas experiências nos painéis fomentaram o desenvolvimento do varejo e, consequentemente, de toda cadeia de produção, consumo e geração de emprego e renda. Se o varejo vai bem, a região em que o setor está inserido refletirá isso. Trata-se de algo relevante para a economia, ainda mais em um ano de desafios a serem superados como o que vivemos", avalia Adriana.

Para o presidente a ACISB, Roberto Bonamin, o Fórum é importante que o varejista se atualize e fique sempre competitivo. "Aprendemos muito neste dia sobre o que o comércio varejista precisa fazer para melhorar seu negócio, as tendências e o e commerce. A importância da tecnologia no processo de crescimento junto com a valorização das pessoas