Prefeitura encerra semestre da Cidade Mirim de Trânsito
Com aparticipação da Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara (Acisb), a Prefeitura realizou nesta quinta-feira (8) a premiação da escola mais educada da Cidade Mirim de Trânsito “Álvaro de Souza Teixeira”. Os vencedores no quesito educação e disciplina foram os alunos da 4ª série A e B da Emefei (Escola Municipal do Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Anália de Lucca Furlan”, do Cruzeiro do Sul. Alunos, professoras e diretora ganharam um passeio de trenzinho, café da manhã especial na Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d´Oeste), presentes de estabelecimentos comerciais parceiros e certificados. A premiação, que marca o encerramento do semestre, foi realizada na Praça Coronel Luiz Alves (Central) e contou com a presença de autoridades.
“É muito importante valorizar a todos professores e alunos que frequentaram a Cidade Mirim, especialmente aqueles que se destacaram nos quesitos educação e disciplina. Ensinamos muito além das regras de trânsito, também conhecimento sobre meio ambiente, cidadania, com enfoque na solidariedade e respeito para todas as pessoas que se utilizam das vias públicas, principalmente, crianças, portadores de deficiência e pessoas idosas”, disse o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi. “A Cidade Mirim exerce as atividades seguindo as diretrizes do prefeito Denis Andia, por meio de parceria com Instituto Renault, Sesetran e Secretaria da Educação, buscando formar cidadão cada vez mais consciente de seus direitos e deveres no trânsito e na sociedade”, concluiu.
De acordo com a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, a palavra chave é reconhecimento. “Os professores e as crianças estão muito felizes por que receberam uma homenagem por aquilo que conquistaram. É uma honra poder participar desta oportunidade”, disse. “Esse projeto foi de extrema importância para os alunos, eles puderam vivenciar o ideal de uma realidade. Foi espetacular, os aprendizados são muitos”, comentou a professora do 4º B, Celina Cardoso de Melo. A aluna Ana Julia Scarpelin, de 10 anos, comemorou o evento. “Foi muito legal, a festa foi criativa e aprendemos as leis e o que é certo e errado”, concluiu. Além dos alunos, receberam o certificado e presentes as professoras Celina Cardoso de Melo e Marina Gualberto da Silva.
Os alunos e professoras que conquistaram segundo e terceiro lugares de escola mais educada receberão seus certificados nas respectivas unidades escolares. Os alunos do 3º A do Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) Dom Eduardo Koaik, do Planalto do Sol, conquistaram o segundo lugar. O terceiro lugar ficou para os alunos do 4º A da Emefei “Profª Antônia Dagmar de Almeida Rosolen”, da Vila Sartori.
O objetivo da Cidade Mirim de Trânsito, por meio do projeto “O Trânsito e Eu”, em parceria com o Instituto Renault, é formar cidadãos mais conscientes para um trânsito mais humano e seguro. O espaço, localizado no Centro Social Urbano, foi inaugurado em 18 de agosto pela Prefeitura. No total 1.803 alunos passaram pela Cidade Mirim do Trânsito desde sua inauguração, em 18 de agosto deste ano.
Também participaram do evento o diretor da Cidade Mirim de Trânsito, Ezequiel Matos, o coordenador da Defesa Civil, Joaquim Pedro dos Santos, o comandante da Guarda Municipal, Samuel Silas, a coordenadora do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), Gilmânia Paiva, o presidente da Acisb, Roberto Bonamin e seu vice João de Paula Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal, vereador Juca Bortolucci, além da dirigente Adriana Aparecida Viscovo Cardoso e da coordenadora Maria Rosângela Mantovani Gonçales, ambas da Emefei Anália de Lucca Furlan.
Fotos: Marcel Carloni.
Fonte: A de I/SBO.