Calendário: comércio abrirá em três feriados

A ACISB (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste) já definiu o calendário comercial de 2021 com os dias e horários de funcionamento das lojas em feriados municipais, estaduais e nacionais. A expectativa, segundo a diretoria, é que as datas comemorativas colaborem para a recuperação econômica após um ano de baixa nas vendas, devido à pandemia do novo coronavírus.

A definição de abertura dos estabelecimentos é resultado de negociação e acordo assinado entre os sindicatos da categoria: Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’oeste) e Sincomerciários (Sindicato dos Empregados do Comércio de Santa Bárbara d’Oeste, Tietê, Cerquilho e Jumirim).

Neste ano, o comércio abrirá em três feriados, sendo em 9 de Julho (Revolução Constitucionalista de 1932), em 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e em 4 de dezembro (Aniversário da Cidade), das 9h às 14h. “Em acordo com os sindicatos, optamos por dois feriados aos sábados, devido ao fluxo de consumidores e pela importância da retomada econômica, mas de forma consciente em virtude da pandemia da Covid-19”, afirma o presidente, João Batista de Paula Rodrigues.

No dia 16 de fevereiro, Carnaval, a abertura fica facultativa aos comerciantes, já que não é feriado. Em abril, no dia 2 (Sexta-Feira da Paixão) e no dia 21 (Tiradentes), o comércio estará fechado. Em maio, no dia 1º (sábado), as lojas não abrem e nos dias que antecedem o Dia das Mães, haverá horário especial na sexta-feira, dia 7, das 9h às 22h e no sábado, dia 8, das 9h às 18h.

Em junho, dia 3, feriado de Corpus Christi (quinta-feira), as lojas não abrem. Para o Dia dos Namorados, dia 11 de junho (sábado), haverá horário especial com abertura das lojas das 9h às 18h. Em julho, feriado da Revolução Constitucionalista (sexta-feira) o comércio funcionará das 9h às 14h.

Para agosto, devido ao Dia dos Pais, as lojas abrem em horário diferenciado, na sexta-feira, dia 6, das 9h até às 22h e no sábado, dia 7, das 9h até as 18h. Em setembro, dia 7, Independência do Brasil (terça-feira), o comércio não abrirá.

Em outubro, as lojas abrem até mais tarde na sexta-feira, dia 08, das 9h às 22h e no sábado dia 9, das 9h às 18h em função do Dia das Crianças. Na véspera da data, dia 11, o comércio atenderá em horário normal, das 9h às 18h. No feriado de Nossa Senhora Aparecida, Finados e Proclamação da República, o comércio não abrirá. Já no feriado municipal do dia 20 de Novembro e no dia 4 as lojas abrem das 9h às 14h.

O horário especial do comércio em dezembro, para fomentar as vendas natalinas, dará início no dia 6 com atendimento estendido de segunda à sexta-feira, das 9h às 22h. No sábado, dia 11, as lojas abrem das 9h às 14h e no dia 18, das 9h às 18h. O comércio também abrirá em dois domingos, sendo nos dia 19 das 9h às 14h.

Nos dois feriados (Natal e Ano Novo) o comércio não abrirá. Na sexta-feira, dia 24, véspera de Natal, o atendimento será das 9h às 18h e no dia 31, as lojas funcionarão das 9h às 14h. Na segunda-feira, dia 3 de janeiro de 2022, o atendimento será normal, das 9h às 18h.

Confira o calendário completo no nosso site clicando aqui

Fonte: Diário de Santa Bárbara.

Assessoria de Imprensa Acisb