Com o objetivo de abranger o pólo produtor da Região Metropolitana de Campinas, trabalhando com foco nos mercados de Santa Barbara d'Oeste, Americana, Sumaré, Limeira, Piracicaba e região, acontecerá entre os dias 14 a 17 de março de 2012 na cidade a FIR – Feira Industrial Regional, com atenção nos setores metal-mecânico, têxtil, entre outros. 
 
A FIR tem o apoio da ACISB – Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara, Prefeitura Municipal, CIESP, Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagens de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré) e Polo Tec Tex (Polo Tecnológico da Indústria Têxtil e de Confecção de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara, Sumaré e Hortolândia) e será realizada nos barracões da Usina Santa Bárbara.
 
O lançamento oficial do evento aconteceu na noite da última quarta-feira, no casarão sede da própria usina, e reuniu empresários e autoridades, dentre elas o vice-presidente do CIESP, Rafael Cervone Neto; Laerte Zucolo, da SB Eventos; Rogério Bosco, diretor titular da Diretoria Municipal do CIESP; João Batista de Paula Rodrigues, presidente da ACISB; Cláudio Wiezel, presidente do Polo Tec Tex; Ede Villanassi, diretor do Sinditec e Cláudio Pereira, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos. A Câmara foi representada por seu presidente Uruguaio e pelos vereadores Fabiano Pinguim e Juca Bortolucci.
 
Durante o lançamento, o prefeito Mário Heins, assinou o decreto de desapropriação para criar na cidade um Parque Tecnológico, empreendimento para a promoção de ciência, tecnologia e inovação que oferece oportunidades para as empresas do Estado transformar pesquisa em produto e aproxima os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral).
 
A FIR terá exposição, dentro de mercados específicos, palestras e o desenvolvimento de rodadas de serviços, de acordo com as necessidades de mercado identificadas pelos consultores do CIESP e, no último dia, será aberta ao público em geral.
 
Foto: Cláudio Mariano