A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste realizará neste mês uma série de atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 8 de março. Conferência, debate, roda de conversa, orientações de Saúde e grupos de promoção e prevenção serão realizados por diversos setores. As atividades são gratuitas e voltadas para mulheres de todas as idades.

“A situação dos Direitos Humanos das Mulheres e Meninas – Violações, Vulnerabilidade” será o tema debatido na data, na quarta-feira (8), abrindo a programação, pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher, com apoio da Secretaria de Promoção Social. A partir das 8h30, a roda de conversa será no Museu da Água (Rua Camilo Augusto de Campos, 487, Jardim América) e voltada para lideranças femininas de comunidade, movimento de mulheres, organizações sociais e associações.

No âmbito da Saúde, durante o Mês da Mulher, a Secretaria de Saúde intensificará as ações voltadas à saúde das mulheres nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Centro de Referência em Saúde da Mulher e demais setores da Saúde por meio de Salas de Espera Ativa e grupos de promoção e prevenção, além de decoração especial, fortalecendo a divulgação dos serviços disponíveis na rede.

Pensando nas empreendedoras, o Sebrae Aqui de Santa Bárbara d’Oeste realizará o no dia 15 de março, das 18 às 22 horas, uma oficina sobre inteligência emocional. Integrando o Programa Sebrae Delas, a iniciativa é voltada para empreendedoras e também para quem ainda não tem um negócio. A oficina será na Acisb – Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste (Rua Duque de Caxias, 489, Centro).

Com o objetivo de trabalhar os aspectos comportamentais por meio da inteligência emocional, a oficina “Descubra-se” tem o objetivo de despertar na mulher o autoconhecimento e a gestão de suas emoções para que ela possa se conhecer um pouco mais e se sentir mais segura em ser como é e fazer o que mais a motiva. As inscrições podem ser feitas no link https://empreendarapido.sebraesp.com.br/produto/turma/25672902

Já no dia 22 deste mês, quarta-feira, a partir das 8 horas, o Conselho será responsável pela Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o tema “Conselhos de Direitos – Desafios para reconstrução e resgate do protagonismo das mulheres e meninas na construção e garantia de Direitos”. O encontro será no Salão Nobre da Secretaria da Educação (Rua Graça Martins, 680, Centro)

As Conferências dos Direitos das Mulheres, realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e pela Prefeitura Santa Bárbara d’Oeste, são instâncias para avaliação das políticas para as mulheres e definição de diretrizes, visando seu aprimoramento. São espaços de caráter deliberativo, dando oportunidade ao debate coletivo e à mobilização social, com a participação dos segmentos sociais e governamentais.

Fonte: Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste.