Indústria de brinquedos se prepara para a feira ABRIN e mais um ano de crescimento
O cenário inclui fatores que tornam a indústria brasileira de brinquedos ainda mais competitiva este ano, às vésperas de revelar perto de 1.5 mil novos produtos na ABRIN 2016.
De acordo com o presidente da Abrinq – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, Synésio Batista da Costa, contribuem para o bom momento do setor um programa de complementação industrial produtiva em vigor no Mercosul, a alta do dólar, o fim da ST (substituição tributária), a elevação permanente do custo da mão de obra e encargos sociais na China, além do design nacional e regional cada vez mais arrojado, da elevação do consumo per capita, e da percepção em tempo real dos desejos das crianças.
Quase concluídas as estatísticas, nas contas do presidente da entidade o faturamento em 2015 ultrapassou os dois dígitos: R$ 10 bilhões, indicando um crescimento de 15% em relação a 2014.
Com o elenco de variáveis acima, a indústria nacional recuperou cinco pontos percentuais de participação no mercado, encerrando o ano passado em 55% (contra 45% de importados). Juntas, as duas datas mais fortes da indústria, Semana da Criança e Natal, responderam com 67% do movimento do ano.
Desde 2007 a indústria persegue altas consecutivas, somando-se preço para lojistas da produção nacional mais importações: R$ 2.234 bilhões (2007), R$ 2.510 (2008), R$ 2.710 (2009), R$ 3.117 (2010), R$ 3.460 (2011), R$ 3.875 (2012), R$ 4.456 (2013), R$ 5.160 (2014) e R$ 5.934 bilhões (2015).
O ciclo dos negócios da indústria é iniciado no que já é o terceiro maior evento do ramo no mundo, a ABRIN – Feira Brasileira de Brinquedos, patrocinada pela Abrinq e promovida pela Francal Feiras, que colocará este ano perto de 1,5 mil novidades à disposição de lojistas, entre brinquedos, puericultura leve e pesada, jogos eletrônicos, colecionáveis, fantasias e outros artigos infantis.
Este ano, a 33ª edição da ABRIN será realizada entre 5 e 8 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. Historicamente, o evento é responsável por 25% do faturamento anual da indústria, sendo que em 2015 impulsionou negócios na ordem de R$ 1,47 bilhão. A expectativa é que a ABRIN 2016 receba mais de 15 mil profissionais do setor, vindos de todos os estados brasileiros e dos países do Mercosul e América Latina.
Promovida pela ABRINQ – Associação Brasileira de Brinquedos, a feira programou o lançamento de novos produtos capazes de aquecer as vendas durante o ano, principalmente nas datas mais importantes para o setor: Dia das Crianças e Natal.
Entre os visitantes, são esperados varejistas, distribuidores, compradores, licenciadores e profissionais de designer. A entrada será gratuita para empresários e pessoas que atuam no setor e o pré-credenciamento pode ser feito diretamente pelo site da feira http://www.abrin.com.br/2016/credenciamento_new.asp.
Há mais de 30 anos, Abrinq e Francal Feiras realizam o principal evento de negócios do setor no país. A feira é responsável por movimentar o faturamento anual da indústria.
Nesta edição, 118 expositores apresentam em primeira mão os lançamentos que vão abastecer as lojas nos meses seguintes. Entre as novidades estão brinquedos em geral e pedagógicos, puericultura leve e pesada, jogos eletrônicos, colecionáveis, fantasias e outros artigos.
A expectativa dos organizadores é superar os 15 mil profissionais do setor que visitaram a feira no ano passado.