Nesta segunda (07), feriado nacional em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, o comércio de rua – centro e bairros – estará fechado, de acordo com calendário do comércio divulgado pela ACISB (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d´Oeste) no início deste ano.
 
Os estabelecimentos reabrem normalmente na terça-feira (08) das 9 às 18 horas. Para conferir os horários de funcionamento do comércio de rua nas principais datas comemorativas e feriados acesse o calendário especial de 2015, disponível no site da ACISB em: http://www.acisbsbo.com.br/calendario-2015
 
Neste sábado (05), o "Trenzinho da Alegria ACISB" estará circulando na área central e levando as crianças para passear gratuitamente a partir das 10 horas.
 
Lojas de shopping e supermercados podem abrir no feriado
 
Demais estabelecimentos só podem atender se não houver presença de funcionários
 
As lojas dos shopping centers VIC, Tivoli e Welcome, e os estabelecimentos de comércio varejista de gêneros alimentícios dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) estão autorizados a funcionar com a presença de funcionários na próxima segunda-feira (7 de setembro), feriado da Independência do Brasil. Para isso é necessário que os cumprir as normas da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e possuir o Certificado de Adesão para Trabalho em Feriados.
 
A empresa que ainda não possui o Certificado deverá solicitá-lo diretamente na entidade, por meio de formulário padrão. Para mais informações entrar em contato com pelo telefone (19) 3462-1737. Além disso, é preciso seguir as normas da cláusula “Condições para trabalho nos feriados” da CCT, que incluem, entre outros: pagamento de horas-extras, concessão de folga compensatória, vale transporte e alimentação.
 
Outras categorias
Segundo o acordo, os empregados dos demais estabelecimentos não estão autorizados a trabalhar neste feriado. O descumprimento das cláusulas podem render multa e outras sanções previstas em na CCT. Para mais informações consultar o texto da Convenção no site www.sincomercio.org ou entrar em contato com o Sincomercio.
 
 
Supermercados
 
A abertura dos estabelecimentos do setor supermercadista em Americana é facultativa nos feriados, contudo, em virtude de Lei Municipal nº. 3.768, de 02 de janeiro de 2003, que dispõe sobre o assunto, o horário máximo de funcionamento das lojas é até às 20 horas.
 
Bancos
 
De acordo com informações da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), não haverá atendimento bancário no feriado. As agências voltam ao atendimento normal na terça (08).