Nesta terça-feira, dia 13, por volta das 11h00, o Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) atingirá a marca de R$ 1 trilhão de impostos pagos pelos brasileiros desde o dia 1º de janeiro deste ano. A marca será alcançada 35 dias antes que em 2010, quando atingiu-se o mesmo número em 18 de outubro.
Também nesta terça-feira entra no ar o novo Portal do Impostômetro (www.impostometro.com.br) e, através de um hotsite, se inicia o movimento “Hora de Agir” (www.horadeagir.com.br). Neste espaço qualquer pessoa poderá gravar um vídeo, emitir sua opinião e relatar sua experiência com relação à carga tributária brasileira.
Outra ação programada para hoje, inclui a elaboração de um documento oficial, em nome dos empreendedores paulistas, para que os deputados federais coloquem em votação e aprovem o Projeto de Lei 1.472/2007 o mais rápido possível. Este projeto, já aprovado pelo Senado Federal, determina a discriminação do valor dos impostos pagos nas notas fiscais.
No site do Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste – Sincovam (www.sincovam.com.br) é possível cada pessoa participar do “apitaço” nacional que está sendo organizado, para manifestação contra o excesso de impostos. Assim, cada um estará dando força a um movimento que vai repercutir em todo o país por uma causa urgente e necessária: uma forma de tributação mais justa e eficiente.
O Sistema Permanente de Acompanhamento das Receitas Tributárias – Impostômetro – considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária. Inaugurado em 20 de abril de 2005, sua gestão técnica é resultado de uma parceria entre ACSP e o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
Fonte: Sincovam