Novamente tendo como tema central de discussão a "Segurança", diretores da ACISB – Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara se reuniram na manhã desta quinta-feira, dia 14, na sede da entidade, com o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil do Município, Eliel Miranda. O comandante da Guarda Civil, Joel Soares também participou do encontro.

Estiveram presentes representando a entidade de classe o presidente João Batista de Paula Rodrigues e os diretores Antonio Sérgio Bordignon, José Batista Souza (Mineiro), José do Carmo Freitas e Luis Carlos Monaro, além do gerente operacional, Paulo Manfrinato.

Esta nova reunião aconteceu como desdobramento do encontro inicial com o prefeito Mário Heins, realizado no dia 24 de fevereiro na prefeitura. Naquela oportunidade, os diretores da ACISB levaram ao chefe do Executivo um ofício detalhando a preocupação da classe com relação À segurança, sobretudo a possibilidade de monitoramento por câmeras dos centros comerciais. No encontro de hoje, o secretário Eliel informou que, desde que assumiu a pasta, vem tentando buscar recursos juntos aos governos Estadual e Federal para sua área, mas até o momento não obteve resposta positiva em nenhuma das esferas. "Hoje a Segurança está pautada na inteligência, por isso precisamos nos adequar a essa realidade", garantiu.

Os sistemas de monitoramento utilizados por cidades como São José dos Campos, Aparecida do Norte e Indaiatuba, foram citados como eficientes pelo secretário, que conheceu pessoalmente seu funcionamento. Para ele, o sistema ideal seria o cabeamento por fibras ópticas de toda cidade, para a posterior instalação das câmeras de segurança.

Diante desse quadro, ficou acordado entre as partes que, uma reunião para detalhamento de um projeto que serviria para a realidade de Santa Bárbara d'Oeste acontecerá no próximo dia 17 de maio, a partir das 09h30, no auditório da ACISB. Serão convidados todos os associados da entidade, que acompanharão a exposição dos representantes da Erione Technologies, empresa de São José dos Campos que possui 19 anos de atuação em vários estados brasileiros no mercado de equipamentos e sistemas de segurança eletrônica, sistema de controle de acesso, redes de dados e rádio enlaces, alêm de sistemas telefônicos privados.

Para o presidente da ACISB, esse novo encontro foi também bastante positivo. "Avançamos mais um passo. Para nós comerciantes, conhecer em detalhes um projeto dessa natureza será bastante interessante. A segurança é uma questão que muito preocupa nossa classe", finalizou Batista Rodrigues.