O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta segunda-feira (4), que decretará a obrigatoriedade do uso de máscaras nas vias públicas de todo o estado de São Paulo a partir da próxima quinta-feira (7).

Segundo ele, a medida será aplicada para qualquer pessoa que esteja “caminhando ou andando ou se dirigindo a qualquer local no estado”.

O governador disse que a regulamentação das sanções a quem descumprir a determinação será feita pelas prefeituras. Ou seja, os 645 municípios vão definir como fiscalizar e punir ao descumprimento das regras.

A medida tem como objetivo diminuir os números de contaminação no estado. Ao todo, São Paulo já acumula 31.772 casos e 2.627 mortes provocadas pelo novo coronavírus. Até o domingo (3), 87,1% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Grande São Paulo estavam ocupados.

Os decretos nº 64.959, de 4 de maio, e o nº 64.956, de 29 de abril, emitidos pelo Governo do Estado de São Paulo, determinam o uso obrigatório de máscaras faciais. A utilização é uma ação importante na prevenção à enfermidade, pois evita o contágio pelos meios de transmissão do vírus, como gotículas de saliva e as projeções da tosse e espirro de outras pessoas.

Denis pede isolamento em Santa Bárbara após ameaça de exclusão em retomada

COVID-19

Prefeito fez apelo em rede social para que moradores fiquem em casa, ajudem a conter o vírus e colaborem para a retomada das atividades

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia (PV), fez um apelo nas redes sociais na noite desta segunda-feira (4), pedindo para que os moradores da cidade fiquem em casa e cumpram o isolamento contra o novo coronavírus (Covid-19).

A manifestação do prefeito ocorreu após o governador João Doria (PSDB) afirmar que cidades que não tiverem taxa de isolamento acima de 50% ficarão de fora da primeira etapa da retomada das atividades comerciais no Estado, prevista para ter início na próxima semana.

“Ampliar o isolamento social em Santa Bárbara é necessário para a saúde e a economia. É preciso entender que somente com a saúde coletiva em segurança é que poderemos iniciar a retomada das atividades restritas pela quarentena estadual”, postou o prefeito em sua conta no Twitter.

Com 12 casos confirmados do novo coronavírus e uma morte pela doença, Santa Bárbara tem os piores índices de isolamento na RPT (Região do Polo Têxtil).

O percentual considerado satisfatório pelo governo estadual é de 50%, mas municípios da região, como Americana e Sumaré, também têm ficado abaixo desse índice na maior parte da semana.

“Todas essas cidades precisam melhorar os seus índices, principalmente se desejarem ter algum tipo de flexibilização. Não havendo índice superior a 50%, já por esse item, as cidades estarão automaticamente excluídas de qualquer flexibilização. E por quê? Porque nós não desejamos mais vítimas”, afirmou o governador nesta segunda-feira.

Na semana passada, entre segunda (27) e quinta-feira (30), Santa Bárbara registrou índices que variaram de 42% a 44%. Na sexta-feira, Dia do Trabalho, a taxa subiu 53%.

Nas últimas semanas, feriados, sábados e domingo costumam manter mais da metade da população em casa. No último sábado, porém (2), a cidade voltou a registrar 49% de isolamento, o mesmo do sábado anterior (49%).

Fonte: O Liberal.