O prefeito Denis Andia (PV), disse em nota que as medidas já têm validade na cidade a partir deste sábado (21).

As prefeituras de Americana e Santa Bárbara d’Oeste determinaram que o fechamento do comércio de rua, medida determinada pelo governo do Estado e que passa a valer na terça-feira (24), entre em vigor imediatamente no município. Em live no Facebook, o prefeito Omar Najar (MDB) disse que assinou o decreto que determina a medida.

“Determinei que sigamos o decreto do governo do Estado, só que não vamos aguardar até terça-feira. Decreto assinei hoje e será publicado, então está valendo a partir de agora. Comércios que não serão prioritários deverão fechar porta sob pena de serem multados e terem até alvará caçado”, alertou o chefe do Executivo.

“Ninguém quer prejudicar comércio, mas é questão de saúde pública. O que tem acontecido com outras cidades é essa pandemia ter se alastrado. Em Americana não temos nenhum caso confirmado ainda do vírus, então vamos tomar precaução pra evitar que aconteça conosco”, declarou o prefeito.

Omar informou também que esteve em contato com o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia (PV), por cerca de dez vezes entre sexta-feira e sábado para tratarem da quarentena, que os dois já sabiam antes mesmo do anúncio oficial.

“Aqui em Santa Bárbara d’Oeste e Americana resolvemos antecipar a aplicação das medidas divulgadas neste sábado pelo governador João Dória. Foi uma decisão que eu e o prefeito Omar Najar tomamos conjuntamente, uma vez que nossas cidades são irmãs e o esforço conjunto amplifica nossa força. O momento exige a compreensão e a colaboração irrestrita de cada um. Todas as medidas são à favor da coletividade e para a proteção dos nossos cidadãos. Importante informar que já promovemos a reorganização necessária de todo o sistema de saúde municipal de Santa Bárbara d’Oeste, para atuar de forma maximizada no enfrentamento desses novos tempos – difíceis, mas que superaremos juntos”, disse o prefeito barbarense.

DECRETO

Neste sábado, Hortolândia também determinou o fechamento de comércios e serviços que não sejam essenciais. Decreto publicado pela prefeitura neste sábado permite atendimento presencial apenas em serviços essenciais de saúde, supermercados, padarias, farmácias, distribuidoras de água e gás, postos de gasolina até às 19h.

O município, seguindo determinação do governo do Estado, permitiu que restaurantes trabalhem por meio do sistema de entrega.

Nova Odessa e Sumaré já haviam decidido pelo fechamento do comércio na sexta-feira (20). A quarentena anunciada pelo governo estadual tem duração de 15 dias, podendo ser prorrogada ou alterada.

Fonte: O Liberal

Assessoria de Imprensa – Acisb
Ronaldo dos Reis – MTB: 22.991
19 – 3499.1244 / 19 – 99926.4865
imprensa@acisbsbo.com.br