Levantamento da ACISB (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste) apontou que as vendas no Natal de 2020 no comércio da cidade caíram cerca de 15% quando comparadas as do mesmo período de 2019.

De acordo com o presidente entidade, João Batista de Paula Rodrigues, o resultado – causado pela crise da pandemia do novo coronavírus – foi um dos piores dos últimos anos.

“Infelizmente as vendas, mesmo já abaixo em relação ao mesmo período do ano passado, ficaram com índices negativos. O movimento foi bem fraco e a expectativa agora é que os comerciantes realizem promoções para suprir os gastos e controlar os estoques”, disse.

Entre os setores mais prejudicados, a ACISB destaca: vestuário, calçados, bares e restaurantes. “Os segmentos de brinquedos e utilidades domésticas ainda conseguiram empatar. Mas, sem festas, sem amigo-secreto e outros eventos comuns dessa época muita gente não saiu de casa e deixou de comprar calçados e roupas novas”, afirma.

E-commerce cresce 51,55% na região

Em contrapartida, as vendas digitais para o período do Natal na Região Metropolitana de Campinas – considerado do dia 1º a 27 de dezembro de 2020 – cresceram 51,55% na comparação com o resultado obtido apenas com o e-commerce em 2019. Foram faturados nas vendas online R$ 195,5 milhões em 2020, contra R$ 129 milhões em 2019. Os dados são da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas).

Rodrigues também enfatizou que as lojas barbarenses obtiveram boas vendas durante o ano. “Em virtude da pandemia, muitos lojistas se prepararam para as vendas online e conseguiram manter índices positivos, não só em dezembro, mas em meses críticos da quarentena”, afirma.

Fonte: Diário de Santa Bárbara.