A Acisb está participando do Comitê de lideranças formado por diversas instituições de Santa Bárbara d´Oeste que criou um manifesto para flexibilização do isolamento em busca do equilíbrio financeiro e saúde pública no município.

O documento é endereçado ao prefeito barbarense, Denis Andia, e ao governador do Estado de São Paulo, João Doria.

Após três reuniões virtuais e oito dias de trabalho intenso foi preparado o manifesto pelo Comitê de lideranças. Segundo o Comitê de instituições, a intenção deste grupo é o desejo de compor um processo de interlocução com o Poder Público Municipal e Estadual para o debate de medidas relativas aos setores econômicos diante do quadro de combate à Covid-19. Em seguida, apresentar um Plano de Ação para retomada gradual dos trabalhos.

“Observa-se a partir dos números da cidade e do investimento que a prefeitura fez na infraestrutura municipal de saúde, que estamos em uma situação de controle desta crise sanitária, mas, por força das ações restritivas no âmbito estadual, mesmo não estando com toda a estrutura de saúde comprometida, sofremos com praticamente todas as atividades econômicas paralisadas ou impedidas de funcionamento em sua totalidade. Sob risco de agravamento do desemprego, queda de receitas e danos irreparáveis para a economia da cidade, estamos sendo submetidos à um regime de paralisia desproporcional aos dados de enfrentamento na saúde pública”, destacou o Comitê.

Por fim, aponta que o Comitê busca a aceitação desta interlocução por parte do poder público, e que vai propor um Plano de Ação para a retomada gradual dos trabalhos. Ao retornar, as atividades devem respeitar protocolos de convivência e de distanciamento social voltadas ao combate da Covid-19. A cada sete dias a situação da epidemia deve ser reavaliada e, com isso, os protocolos relaxados ou intensificados. A liberação completa das atividades estará condicionada à evolução da epidemia.

Segundo o NJE, estava previsto para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Miguel Brito, que faz parte do grupo, entregar o documento ontem ao prefeito. Já para o governador João Doria a previsão de entrega é até sexta-feira pelo Sincomércio. O NJE aproveitou para agradecer à disposição de todas as instituições que participaram da elaboração do manifesto, em especial a Câmara Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que são representantes do Poder Público e têm fornecido total apoio.

Ressaltou, ainda, que espera ter a representatividade aceita pelo Poder Público de forma que possam apresentar no início da próxima semana um plano de ação para retomada gradativa do movimento econômico da cidade, sempre respeitando os critérios de saúde e com controle periódico das informações e dos dados levantados para garantir que vai estar relaxando ou aumentando as restrições de acordo com a evolução da cidade. “O foco principal olhar local e não tomada de decisão a nível estadual como está acontecendo”.

O Comitê

O grupo é composto por representantes das seguintes entidades: Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), NJE (Núcleo de Jovens Empreendedores, Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste, Sincomércio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Santa Bárbara d’Oeste), AECCOSB (Associação das Empresas Contábeis e Contabilistas de Santa Bárbara d´Oeste), Tivoli Shopping, Câmara Municipal e Secretaria de Desenvolvimento de Santa Bárbara d’Oeste.

O manifesto

No documento o Comitê manifestam o desejo de compor um processo de interlocução com o poder público municipal e estadual para o debate de medidas relativas aos setores econômicos diante do quadro de combate à Covid-19. Dizem que estão atentos às manifestações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e acompanhando os desdobramentos das medidas adotadas na esferas federal, estadual e municipal. Corroboram com o entendimento da gravidade da doença. Apontam que gostariam de adotar um caminho alternativo de debate.

Relatam as preocupações com a forma de isolamento adotadas em todo o Estado, sem levar em consideração dados locais de saúde pública e infraestrutura disponível na cidade. Além disso, pede a aceitação dessa interlocução entre as autoridades com vistas a encontrar um meio termo que permita a retomada gradual dos trabalhos com segurança e que garanta, ao mesmo tempo, equilíbrio financeiro e de saúde pública.

Números

Em 4 de maio, Santa Bárbara d’Oeste, com população de cerca de 194 mil habitantes, possui 12 casos confirmados desde o início da pandemia, com 01 morte confirmada e 1 morte suspeita, com 67 casos suspeitos e, do outro lado da balança, com 242 casos descartados e 6 curas confirmadas. A capacidade hospitalar do município é de 15 leitos de UTI na rede pública, 35 leitos de UTI na rede privada, somando 50 leitos. Uma ala específica do Hospital Santa Bárbara também foi preparada com outros 18 leitos, além da criação de um hospital de campanha com 50 leitos de média complexidade foi montado no campus da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), com capacidade para ser ampliado para 100 unidades.

Fonte: Diário de Santa Bárbara