“Tempo é dinheiro” nunca fez tanto sentido — entenda como otimizá-lo nesta websérie inédita sobre produtividade.

Assinale as alternativas que se encaixam com sua realidade empreendedora:

Tenho pelo menos 30 e-mails não lidos na minha caixa de entrada
Só penso em ações de curto prazo — nada de médio ou longo
Já usei a frase “seria bom se ele(a) também participasse dessa reunião”
Já terminei uma conversa tendo que marcar outra, porque nada foi decidido
Às vezes quero encontrar uma informação mas não sei se ela está no e-mail, CRM, Skype, Hangouts, Slack, Whatsapp, Trello, Asana, no meu caderno de anotações ou no post-it que deixei em cima da mesa
Fico constantemente até as 21h ou 22h no escritório
Já fiz uma lista de tarefas e cheguei ao fim do dia sem ter riscado nenhuma delas
Minha agenda tem apenas compromissos que combinei com outras pessoas

Se você marcou pelo menos uma das afirmações acima, temos um alerta para você:
Dá pra ser mais produtivo. A boa notícia é que você não está sozinho.

O trabalho é muito, as horas são poucas e gestão de tempo acaba se tornando um desafio duplo para o empreendedor, que precisa gerir a sua própria produtividade e a do seu time.

É por isso que a Endeavor e o Sebrae prepararam uma websérie de 5 episódios com recomendações valiosas para você ganhar eficiência na sua rotina e poder se dedicar ao que é mais estratégico para o negócio. Afinal, tempo é um ativo caro — se não for bem controlado, custa. Muito.

Quem dá as dicas é o Antonio Carlos Soares, Empreendedor Endeavor e cofundador do Runrun.it:

1. Controlar tempo é chato, perder dinheiro é muito mais

Só 39% do tempo dos profissionais é gasto com o que eles foram, efetivamente, contratados para fazer: o restante se perde em reuniões, e-mails, busca e consolidação de informações… grandes vilões da produtividade — sua e da sua empresa — quando mal geridas.

2. A reunião não precisa durar uma hora

Reuniões também são trabalho e não precisam significar perda de tempo. Mas, para torná-la mais produtivas, é preciso adotar algumas boas práticas. Veja quais mudanças você precisa fazer na sua empresa para ganhar, e não perder, tempo em reuniões.

3. Como gerir e-mails de forma eficiente

Qual foi a última vez que você viu sua caixa de e-mails zerada? Gerir as dezenas de mensagens que chegam todos os dias é um dos grandes desafios dos empreendedores. E, acredite, você gasta mais tempo com eles do que deveria.

4. Qual é a prioridade da sua empresa?

Tem tanta coisa pra fazer que ninguém sabe o que fazer primeiro. O urgente rouba o espaço do importante e aquela meta estabelecida no início do ano acaba empoeirada enquanto o time equilibra pratinhos. Soa familiar? Pois o exercício de priorização começa por você e por dizer alguns “nãos”.

5. Como se organizar melhor

É uma triste verdade: o dia só tem 24 horas e você pode usar bem menos que isso para tocar seu negócio. Às vezes parece que precisamos de mais tempo, mas é possível começar a arrumar a bagunça na sua agenda de forma simples, mesmo quando parece que não tem mais volta.

*Este artigo é uma parceria de produção entre Endeavor e Sebrae

Fonte: Endeavor Brasil e SEBRAE.

Assessoria de Imprensa Acisb
Contato: (19) 3499.1244 ou 999264865