O evento, promovido pela Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Educação terá início às 9h horas deste sábado (29), com o Show na Praça envolvendo as apresentações de Dois a Um com Wendel e músicas MPB, manhã de autógrafos e lançamento do livro infantil "Tatu Balão", sorteio dos prêmios da primeira fase campanha "Festival de Prêmios" Dia dos Pais e finalizando com a "SantaDança" Festa Dança com Fernanda Araújo.

A escritora barbarense Sônia Barros realizará uma sessão de autógrafos, de sua nova obra, o livro infantil "Tatu Balão" e apresentará suas obras para a cidade. A secretária municipal de Eduação Tania Mara, recebeu das mãos do presidente da ACISB, Roberto Bonamin, um exemplar autografado.  Sônia, possui outras obras publicadas e está feliz em apresentar seu trabalho em sua cidade natal. "Já tive oportunidade de mostrá-lo em Belo Horizonte e São Paulo e é uma honra poder receber os amigos na Praça Central da minha cidade", afirmou.

Sonia Barros:

Sônia Barros nasceu em Monte Mor, no interior do estado de São Paulo, mas considera-se barbarense, pois desde os três meses de idade mora em Santa Bárbara d´Oeste.

Foi colaboradora da Revista Recreio, editora Abril, publicando poemas na seção Era uma vez, de 2003 a 2009.

Como autora de Literatura infanto juvenil, publicou 17 livros, pelas editoras: Saraiva, FTD, Scipione, Moderna, Positivo e Aletria.

Foi homenageada por escolas que deram seu nome às bibliotecas: Escola Dona Bininha, de Santa Bárbara d´Oeste, e Colégio Madre Cecília, de Campinas.

Em novembro de 2015 irá inaugurar uma biblioteca em Boa Vista, Roraima.

Com diversos livros transcritos para o braille, recebeu em 2014 o título de Embaixatriz da Confraria das Letras em Braille do Rio Grande do Sul, durante a 60ª. Feira do Livro de Porto Alegre.

Para o público adulto, publicou o livro de poemas Mezzo voo em 2007, selecionado pela Secretaria de Estado da Cultura.

Em 2013, venceu o III concurso de microcontos promovido pela Revista Veja.

Em 2014, seu livro FIOS (o segundo para o público adulto) foi o vencedor do Prêmio Paraná de Literatura na categoria poesia, escolhido entre 269 concorrentes.

A cerimônia de premiação aconteceu em Curitiba na Biblioteca Pública do Paraná em dezembro de 2014. O prêmio mereceu destaque em vários jornais do país, dentre eles no Jornal O Estado de São Paulo.

Autografou seu último livro, “TATU-BALÃO”, em junho de 2015, no Festival Literário Internacional de Belo Horizonte e no dia 18 de julho na Livraria Martins Fontes em São Paulo.

TATU-BALÃO também será transcrito para o braille, com lançamento em novembro de 2015 na Feira do Livro de Porto Alegre.

Visita escolas de todo o país e participa de Feiras Literárias para dar oficinas e palestras sobre leitura. Mantém o blog: www.escritorasoniabarros.blogspot.com

Livros publicados:

Editora Saraiva:

Diário ao contrário

O gato que comia couve-flor

O que é que eu faço, Afonso?

Letras cadentes

Onde o céu acontece

Passagem secreta para o sonho.

 

Editora FTD:

Um bichinho só pra mim

Saudade doída

Pode ser depois?

A coragem de Leo.

 

Editora Scipione:

Segredos de seis corações

Asas de dentro

 

Editora Moderna:

Coisa Boa

O segredo da xícara cor de nuvem.

 

Editora Positivo:

Passeio no trem da poesia

Ciranda mágica

 

Editora Aletria

Tatu-balão

 

Editora Nankin:

Mezzo-voo

 

Biblioteca Pública do Paraná:

Fios (Prêmio Paraná de Literatura)

Além da manhã de autógrafos, shows musicais, distribuição de algodão doce e a disponibilidade de brinquedos para as crianças. A ACISB convida todos os lojistas para o sorteio da promoção "Festival de Prêmios", que vai presentear consumidores e lojistas com uma moto CG 150 start 0km, 6 vales Compras de R$ 500,00 e 7 vales compras de R$ 200,00 para os vendedores.

Roberto Bonamin, presidente da entidade, destaca o sucesso da campanha. "Mesmo com a crise financeira que estamos enfrentando, os consumidores barbarenses apoiaram nossa campanha e incentivaram nosso comércio. Todos os lojistas ficaram muito satisfeitos", afirmou.

A campanha "Festival de Prêmios" vai continuar, agora referente ao Dia das Crianças. Os lojistas interessados poderão fazer a adesão a partir de segunda-feira (31) e os cupons preenchidos continuarão valendo.